O futuro das empresas está na sustentabilidade
Inúmeras marcas, produtos e serviços derivados de práticas sustentáveis estão cada vez mais ganhando espaço por conta do diferencial competitivo de
mercado, uma exigência dos consumidores das empresas, independentemente
do porte que ela possua. Mas, para que mudanças sejam notadas, é
necessária uma mudança em prol da sustentabilidade que deve existir em toda a cadeia hierárquica da empresa.
Muito mais do que cumprir uma legislação ambiental, o pequeno empreendedor deve investir em práticas de sustentabilidade ambiental construindo uma estratégia para criar uma nova imagem e gerar uma maior confiança do consumidor, tornando-se assim, uma empresa mais inovadora e competitiva.
Para tirar as dúvidas dos empreendedores sobre como ingressar suas empresas práticas sustentáveis, confira a entrevista do Pensando Grande com Carlos Alberto dos Santos, com o diretor-técnico do SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:
1 – Muitas empresas ainda não estão 100% envolvidas com a sustentabilidade. A que fator você atribui esse cenário?
O consumidor final já incorpora
conceitos de sustentabilidade, impondo ao mercado sua preferência. E no
encadeamento produtivo, grandes empresas exigem cada vez mais ações
socialmente responsáveis e ambientalmente corretas de seus fornecedores,
em geral, micro e pequenas empresas. A tendência,
então, é de crescimento da demanda por produtos e serviços sustentáveis,
o que influencia a produção, portanto, a oferta. Para que um pequeno negócio
seja sustentável e competitivo é preciso inovar e fazer investimentos,
simples ou complexos, de acordo, por exemplo, com o grau de impacto
ambiental gerado por ele. E quando uma empresa adota boas práticas,
consegue reduzir seus custos operacionais significativamente e, em médio
prazo, obtém retorno financeiro. O Sebrae, por meio do Programa Sebraetec,
subsidia a implantação de tecnologias limpas, elabora o projeto e cobre
80% ou até 90% dos custos do empresário. Além disso, já há instituições
financeiras que oferecem linhas de crédito voltadas à implementação
dessas práticas.
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2 – Quais as vantagens que um empreendedor pode ter ao adotar ações/produtos pensando na sustentabilidade?
Os benefícios são
muitos e transpõem a redução de impactos ambientais. Começam pelo
diferencial de mercado e melhoria da imagem da empresa, que passa a
lucrar socialmente após adotar boas práticas. A confiança da sociedade
no empreendimento aumenta
e dessa forma é possível atender a clientes mais exigentes.
Financeiramente, podemos citar o crescimento da rentabilidade e da lucratividade, assim como a diminuição de custos de
produção e de destinação final de resíduos impactantes, por meio de
coleta seletiva estruturada. Hoje, as empresas que se antecipam e adotam
processos, gestão e práticas sustentáveis são inovadoras e mais
competitivas.
3 – Como é possível um pequeno empreendedor iniciar um projeto sustentável?
O empreendedor interessado em iniciar um
pequeno negócio sustentável deve atentar-se ao ciclo de vida dos
materiais que utiliza, além de agregar valor aos resíduos gerados pela
atividade. Temos exemplos de pequenos negócios que se tornaram mais
rentáveis e lucrativos por meio da implementação de práticas
sustentáveis, apenas reorganizando a logística de utilização de insumos
como água e energia. Verificamos recentemente que a maioria dos
proprietários de micro e pequenas empresas estão comprometidos com questões ambientais, como revelou a sondagem feita pelo Sebrae.
De acordo com a pesquisa, os empresários do segmento de pequeno porte
praticam ações como coleta seletiva de lixo (70,2% dos entrevistados),
controle de consumo de papel (72,4%), controle de consumo de água
(80,6%), controle de consumo de energia (81,7%) e uso adequado de
resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de
tinta (65,6%). A sondagem considerou 3.912 entrevistas feitas com donos
de micro e pequenas empresas em todo o país.
4 – Qual o maior desafio do empreendedor em relação à sustentabilidade no negócio?
O maior desafio em relação à sustentabilidade nos
pequenos negócios é sensibilizar empresários sobre a necessidade de
mudar a cultura organizacional, alterar modelos já consolidados e adotar
um sistema de gestão ambiental. Quando o dono do negócio percebe a
importância de promover a nova cultura, ele pode estimular o engajamento
da equipe por meio da captação e valorização de ideias sustentáveis que
sejam discutidas de forma transversal entre os colaboradores da
organização. É importante, porém, que o empresário perceba as novas
tendências e se adapte, promovendo as mudanças e inovações necessárias
para garantir maior competitividade ao seu negócio.
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